TV pela Internet: sites e programas para assistir no PC

Uma crescente legião de pessoas vem procurando informações no Portal Medialess sobre o que há disponível para assistir TV na Web através de seus computadores com banda larga.

Até 3 anos atrás, era praticamente insignificante a quantidade de canais ou programas que davam acesso a TVs comerciais canalizadas para a Web, tanto como canais específicos criados para serem vistos através da Internet.

Hoje há um cenário bastante diferente: uma demanda crescente de canais criados especificamente para a Web, além de uma série de outras iniciativas, estão trazendo todo tido de programação em vídeo para ser vista através do computador. O fenômenoYouTube popularizou o uso do computador para assistir vídeos através da Internet – é o Vídeo over IP (vídeo sobre IP) que está abrindo caminho para a IPTV (TV sobre IP).

player_iptv_pinkfloyd1.jpg

Para esclarecer um pouco mais o Internauta, esta IPTV (designada também como Web TV) é de certa forma diferente a IPTV que as operadoras de Telecom querem oferecer como serviço. A idéia da IPTV como serviço pago dedicado é oferecer canais com uma programação semelhante a TV a cabo – com grade de programação, mas com mais recursos oferecidos pela digitalização do sistema. O protocolo IP servirá como a base de transporte do fluxo de bits de vídeo, mas o acesso será através da chamada set up box, que é a “caixa” conversora e decodificadora do fluxo de vídeo digital que irá extrair o vídeo e repassá-lo para o televisor. Esta será uma outra possibilidade de assistir TV pela Internet, mas como um serviço dedicado e pago, em contraste ao modelo aberto oferecido pelo PC através das conexões de banda larga.

Neste post estamos falando especificamente sobre a IPTV livre, que pode ser acessada por sites especializados ou através de programas – mas que ainda não possui a qualidade de imagem, a garantia do serviço, a oferta de canais de qualidade e demais funcionalidades oferecidas através do produto IPTV – que será oferecido pelas operadoras em breve, mas que tem a opção de ser uma alternativa livre e de relativa qualidade para todos que quiserem assistir TV e vídeo empacotados através do protocolo TCP/IP e distribuídos pela Internet para quem possui um computador conectado a rede.

E como assistir?

Inicialmente existem as seguintes opções que podem ser escolhidas e utilizadas pelo Internauta:

  • Através do próprio browserpraticamente todos os browsers web como o Internet Explorer, o Opera, o Mozilla, o Safari (para Mac OSX) e outros nas suas versões atualizadas, permitem assistir vários formatos de vídeo sem a instalação de nenhum programa dedicado. É necessário apenas que os devidos plugins decodificadores de vídeo – como o Flash (para o YouTube, por exemplo), o plugin do Windows Media Player, o Quicktime ou o Real Player, estejam instalados para permitir que a janela do vídeo seja exibida diretamente no browser. Novos formatos estão sendo explorados pelos produtores, tal como o famoso DivX – um famoso e conhecido compressor de vídeo – que já possui seu respectivo plugin disponível gratuitamente para vários browsers mais populares do mercado. Se você não sabe qual o plugin será necessário para assistir o vídeo que deseja, geralmente o próprio site irá lhe orientar se você necessita ou não baixar o respectivo aditivo para seu browser.
  • Através da instalação de programas - A cada dia surge uma nova opção entre programas de “agregadores de canais de TV” desenvolvidos por entusiastas ou mesmo novas empresas start ups tentando abocanhar uma possível fatia no crescente mercado de IPTV aberto. A grande maioria aproveita os sinais abertos de vários canais de TV pelo mundo e fazem a classificação e indexação para serem transmitidos através de seu aplicativo. Neste novo meio há de tudo: aplicativos grátis prometendo centenas ou milhares de canais, programas que te dão uma canja com alguns canais para teste e mediante uma taxa, liberam o restante e até outro que promete 6000 canais via satélite, entre outras idéias mirabolantes que estão surgindo. Mas atenção: alguns destes softwares clientes - na sua grande maioria para Windows, já estão saindo do forno recheados de spywares para contaminar o PC, capturar senhas e outras informações – tal como ocorre com alguns programas para conectividade P2P que são utilizados geralmente para realizar a troca de arquivos de música pela Internet. Esta observação eu li de alguns relatos de internautas que postaram comentários sobre alguns programas disponíveis para download, no site www.download.com – relacionados a algumas opções de programas que estão disponíveis lá para download. Mas há também boas opções, como por exemplo o “Digital TV 2050″ para Windows, que possui canais abertos de várias partes do mundo, possibilitando assistir canais do Brasil, Cuba, Austrália entre várias opções – gratuitamente, com boa qualidade em tela reduzida e sem contaminação da máquina.

É lógico que não podemos generalizar os problemas que podem ser causados em relação a softwares para assistir TV através da Internet. Temos por exemplo o Joost, que será lançado em breve – e já teve uma análise postada aqui no Portal Medialess – e que promete ser a inovação da TV através no modelo IPTV em âmbito mundial. Joost irá disponibilizar programação das maiores redes de entretenimento e dos principais estúdios, além de novas features que Niklas e Janus estão prometendo para o futuro.

Algumas opções de TV via Internet

Abaixo, estão disponíveis links para mais algumas opções de sites de TV – para a apreciação de quem ainda não conhece tais serviços. Também são mostradas mais duas opções de programas agregadores para quem deseje conhecer este tipo de programa.

Aliás, você pode nos ajudar a criar uma categoria para as melhores opções de sites de TV pela Internet, TVs exclusivas na Web, guias de canais, programas agregadores, entre outras dicas, para ajudar outros Internautas a encontrar as melhores opções para se assistir TV utilizando a Internet através da banda larga.

Você poderá comentar este artigo com suas dicas e experiências tidas com o uso do computador como TV, além de ajudar a construir um catálogo de informações para os demais interessados que vem procurando informações sobre TV pela Internet.

Nesta nova fase do Portal Medialess, criamos uma nova série de artigos denominada: Como assistir TV e Vídeos no Computador que será dividido em 10 partes. A primeira e segunda parte ficaram acima da expectativa, bem mais completas do que pensadas inicialmente. Veja aqui em primeira mão estes dois artigos da série:

Se você também deseja conhecer o que tem de melhor em vídeo na Web, consulte também nossos Links que estão disponíveis na barra lateral direita, que estão sendo atualizados diretamente com mais e mais opções. Aproveite e indique para seus amigos!

33 Comentários para: “TV pela Internet: sites e programas para assistir no PC

  1. marcio raposo

    preciso saber se posso transportar uma tv lcd sem nenhuma restricao, posso vira-la de lado, cabeca pra baixo, etc… Obrigado

  2. Pingback: TV no computador em um toque.channelchooser.com. mundo e´seu « ÉPOCAESTADO

  3. Pingback: TV no Pc gratis. tv a cabo gratis. free tv « ÉPOCAESTADO

  4. wellington

    eu to procurando um programa com o canal da rede globo para assistir o pan.!!!!

  5. ana

    oie
    gostaria de saber como faço pra ver tv globo pelo meu media player!
    ?????

  6. Maeva

    Otro Web site libre de calidad es TVonline. No dowload, no instala o invita necesario. Ningún hardware y sistemas requeridos. Visita justa él:

    http://www.tvonline.2ya.com

    ****

    La porción de webradio y el webTV tienen gusto del MCM, MTV, Eurosport, ESPN, CNN, ABC, Skynews, Advendure movie, Sci-fi channel, Classics channels, trailers, NASA TV, Discovery channel, Research channel, y más.

  7. Danielle

    Olá tudo bem?!
    Gostaria de saber como é que eu faço para assistir a Globo Nacional pelo meu pc e o sbt também.
    Grata!

  8. Luiz Antonio

    Adorei o site e gostari se possível solcitar que fossem adicionadas duas WebTv´s de boa qualidade. O Canal DTV localizado em Vitória-ES (www.canaldtv.com.br) e O DIA NETTV localizado em Teresina Piaui: http://www.portalodia.com.br
    grato
    Luiz Antonio Albuquerque

  9. Celia Coev

    Sou produtora independente e tenho um programa na Just TV, toda terça-feira, das 21 as 22 hs, o “Loucuras do Alexandrelli”. Programação ao vivo da TV é muito boa e variada. Além disso, é possível assistir aos programas anteriores, se não for possível assistir ao vivo. O pessoal da Just TV é parceiro, inovador, realizador e nos dá total liberdade na produção e execução do programas, além de todo o apoio técnico necessário.

    Passem por lá prá conferir.

    Celia

  10. Wolf

    Olhe este site que fiz com milhares de canais que vai do Afeganistão ao Zimbabue. Espero que gostem. Fiz em inglês para atender à demanda internacional, pois não acredito que pessoas que só falam português teriam interesse em alguns canais de países de outras línguas.
    http://www.bigfiletv.com

  11. cristiano santos rosa

    gostaria de saber se no meu computador dar para por tv ele não tem pctv

  12. antonio

    estou vendo filmes pelo computador conexão 300 kbps é muito pouco para uma transmição de qualidade gostaria de saber qual o up grade de banda larga que permite ascesso a qualidade mesmo que atravez de sites e programas freeware (inclusive ? placa de video ajuda em alguma coisa ?)

  13. Caio Mello

    Não acho que o iINTERNET se transforme em TV, ela veio para trazer inovações e não adaptar o que já existia, além do mais vc gosta de assistir TV deitado na sua bela poltrona ou sentado desconfoltavél na frente do PC.

  14. lucio

    eu gostaria se precisa instalar algum programa especial para assistir a tv pelo computador e se pode ser uma tela comum

  15. Caio Acario

    Muito bom a web 2.0 vir acompanhada deste recurso tão interressante, mais divertimento e informação para os internautas.

  16. alcides

    como eu posso ver os programas que estão passando no mesmo momento ? pelo media player ?

  17. Rodolfo

    Convido você a conhecer http://www.OurwebTV.com, um site dedicado a qualificar e oferecer canais de TV gratuitamente através da tecnologia streaming. Existem hoje mais de 1000 canais de classificados, e continuase a trabalhar para melhorá-lo.
    Espero que gostem de seu formato. Embora actualmente só se conta com a versão em Inglês estarã em breve disponíveis através de http://www.NuestraTVWeb.com a versão em espanhol do site.

  18. Desconhecido

    Prezados Senhores!
    Bom Dia!
    Gostaria de saber como que EU faço para assistir os outros Canais??
    (SBT, Band, Rede Record, Rede Vida Etc , etc)

    Muito Obrigado!

Os comentários estão fechados.